Barrichello isenta Kovalainen por atrapalhá-lo na classificação
27/08/2011 19:27
Brasileiro, que larga em 14º, lamenta que equipe o tenha mandado à pista no meio do tráfego, mas espera boa corrida
Rubens Barrichello vai largar na 14ª colocação no GP da Bélgica sabendo que poderia ter sido melhor. O brasileiro foi atrapalhado por Heikki Kovalainen em sua volta mais rápida, mas isentou o finlandês de responsabilidade. "Pela telemetria, vinha 1s2 mais rápido, então daria para ter passado. Mas hoje, dos 24 pilotos, uns 14 podem aparecer com a telemetria na mão falando que poderiam ter passado. Foi uma daquelas classificações super emocionantes e é uma pena não ter pego a pista limpa porque são aquelas condições que eu adoro e conseguiria tirar o máximo do carro. O piloto da Williams revelou que a equipe apostou em um acerto que prioriza a corrida no seco, mas abre a possibilidade de chuva para amanhã. “É o que estão falando. Hoje falaram que seria chuva o tempo inteiro, mas a chuva parece que apareceu só para dar uma apimentada no espetáculo. Nossa maior chance era no molhado dessa vez. A gente fez um acerto de seco, mas com uma suspensão diferente daquela de Silverstone, que só daria certo no seco. Tem de dormir e acordar com o pensamento positivo. É o mínimo que temos de fazer.” Já seu parceiro, Pastor Maldonado, sai em 16º e tratou de se defender sobre incidente com Lewis Hamilton: "Foi uma classificação difícil por causa das mudanças do tempo e tive problemas de equilibrio. Sobre o que aconteceu com Lewis, ele reduziu muito no fim da sessão e tentei o ultrapassar. Depois, senti contato na traseira de meu carro. Não sei realmente o que houve, foi um momento difícil."
“Não é culpa do piloto, é que o carro dele é muito lento. Foi uma pena só a equipe não ter visto que eu tinha saído do box atrás dele. Essa é uma das situações que eu adoro, com a pista secando, eu estava indo bem. Se eu tivesse o ultrapassado, com um pouquinho mais de motor na reta, dava para fazer 2min05. Uma volta limpa dava para ficar na casa de 2min04 tranquilo.”
O brasileiro explicou a dinâmica que acabou prejudicando sua classificação. "Quando saímos para a classificação, meu engenheiro falou que daria para fazer três voltas, o que é super importante com a pista secando. Mas depois eu vi que, por causa do trânsito, não daria para fazer três voltas. Decidi tirar o pé para abrir a volta com bastante espaço. Quando eu tirei o pé, decidido a fazer duas, ele voltou no rádio e falou que ainda dava para fazer três. Acelerei e voltei colado no Kovalainen. Ali foi tudo por água abaixo porque, não só não consegui três voltas, como fiz duas com tráfego intenso."
Com o grid misturado, Barrichello vê a oportunidade da Wiliams somar pontos. "Não acho que amanhã seja uma continuação de hoje. Acho que a condição é de seco. Tenho carros mais lentos à minha frente e mais rápidos atrás, como o Sutil – pelo menos 1s mais rápido que nós no seco. Quem fez o trabalho de casa bem feito vai ter um bom rendimento porque se andou pouquíssimo no seco. Esperamos uma corrida movimentada e, com isso, que a Williams possa fazer pontos."
Escutem o áudio dessa entrevista no blog do Felipe Motta
blog.jovempan.uol.com.br/f1/audios/entrevistas-especial-de-senna-e-barrichello-confiram-todas/