Barrichello culpa o tráfego pela 15ª posição no grid de largada

09/07/2011 17:49

 Piloto da Williams fica no Q2, enquanto seu companheiro Maldonado larga em sétimo em Silverstone

A 15ª posição no grid de largada não era o que Rubens Barrichello esperava para o GP da Grã-Bretanha, corrida na qual já foi o pole e venceu. 

Além de pegar tráfego na segunda parte da tomada de tempos e ter de amargar uma eliminação no Q2, o brasileiro teve de presenciar o companheiro Pastor Maldonado passar à fase final e ser o sétimo.
 
"Peguei tráfego no fim da primeira volta e acabei perdendo bastante tempo, o que danificou a segunda. Em uma pista do jeito que está, secando, com trechos molhados, quem dá a cara para bater fica atrás", conta.
 
"O carro melhorou, a gente pode até esperar uma boa corrida. Na pista que mais gosto de andar forte, largar atrás é uma pena", diz Rubens, que aponta somente o tráfego como principal problema enfrentado. "Você tem que supor muitas coisas e a gente supôs corretamente. O carro está melhor. A traseira, mais estável. Isso já ajuda bastante."
 
Por fim, o veterano de 39 anos já prevê uma corrida difícil. "Não é uma pista fácil de passar e precisamos entender qual o nosso ritmo de prova para ver o que a gente consegue. Certamente, a gente classificaria mais à frente e, dependendo do tempo amanhã, dá para evoluir."

Já Maldonado teve uma ótima classificação e terminou à frente da Sauber de Kobayashi, da Mercedes de Rosberg e da McLaren de Hamilton no Q3.

"O carro está funcionando bem e tivemos uma ótima performance hoje. Estou muito confiante e ansioso para a prova de amanhã, porque gosto muito de pilotar em Silverstone. As curvas rápidas são boas para nosso carro, então vamos ver o que vai acontecer."
 
Em relação as mudanças constantes de regras na Formula 1, Rubens deu sua opinião
 
“Como alguém que está aqui há 19 anos, acho que a F-1 devia ser mais estável, a gente devia ter regras que não mudassem no meio do campeonato”, afirmou Rubens Barrichello aoTotalRace. “Acho que a FIA não está errada em pensar do jeito que pensa, mas tem muita gente tentando explicar que seu sistema funciona de determinado jeito, que usava desde 2009, e nem acho que é verdade. É um ambiente em que muita gente tem de olhar no espelho e ver o que é melhor para a F-1.”

O brasileiro criticou a falta de clareza nas mudanças. “Se a gente tivesse aqui agora uma pessoa que fizesse uma palestra explicando o que está acontecendo a portas fechadas e qual vai ser a decisão, você conseguria explicar, mas existe muita coisa que só estamos supondo porque mudou, quem quer, que não quer. Do meu lado, é trabalhar com os pés não chão e lidar com o que eu tenho. Vou estar pronto para guiar com escapamento soprado ou não.”
Para Barrichello, esse tipo de problema com o regulamento é uma combinação da criatividade dos engenheiros e da dificuldade em enxergar o bem comum.

“Você tem, de um lado, a natureza competitiva das equipes, um sistema de pessoas inteligentíssimas que conseguem desenvolver coisas que estão dentro do regulamento ou muito perto disso, conseguindo tirar a melhor situação para o carro, o chassi e o motor. Por outro lado, a F-1 é de muita vaidade, todo mundo quer o melhor para si. Não existe o 'vamos ser legais e começar do zero'.”

O piloto da Williams é um dos que apoiam as mudanças. “Acredito que o objetivo maior da F-1 é desenvolver situações como o Kers por exemplo que, no futuro, será usado no carro de rua. Esse escapamento soprado não vai. É uma pena que existam tantas discussões e, como não é uma coisa unânime, é uma responsabilidade da FIA. Ouvi dizer que pode mudar para um futuro próximo. É uma pena porque são muitos altos e baixos em um mesmo final de semana.”

www.totalrace.com.br/site/noticia/2011/07/mudancas-constantes-de-regras-irritam-os-pilotos

 

Escutei o áudio dessa entrevista no blog do Felipe Motta

blog.jovempan.uol.com.br/f1/audios/entrevistas-deste-sabado-em-silverstone/

 

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