Williams apresentou nesta terça-feira (1º) em Valência o FW33
01/02/2011 11:09
A Williams mostrou, nesta terça-feira, o FW33 que disputará a temporada de 2011 da Fórmula 1. E com poucos patrocinadores, preferiu utilizar uma pintura provisória no novo chassi.
Como nos últimos anos, o carro foi pintado de azul marinho para os primeiros testes da pré-temporada, no circuito de Ricardo Tormo, em Valência.
O brasileiro Rubens Barrichello ficou responsável pela estreia do carro. Seu novo companheiro de equipe, o atual campeão da GP2 Series Pastor Maldonado, só andará na quarta-feira (2)
O bico do FW33 é menor do que o modelo anterior, chegando a terminar antes do final da asa. A airbox também está diferente, com um pequeno “furo” entre ela e a região do cockpit.
Além disso, os sidepods estão mais baixos e sinuosos do que o carro anterior. E a asa traseira possui um apêndice para trás, que pode ser uma boa jogada do time do Grove para diminuir o arrasto e ganhar velocidade ainda mais velocidade de reta.
Chassi
Fibra de carbono em estrutura monocoque;
Suspensão desenvolvida em fibra de carbono; dianteira com push-rod ativado e barras estabilizadoras; traseira com pull-rod ativado e barras estabilizadoras;
Transmissão: Câmbio sequencial de sete marchas mais a ré;
Embreagem de carbono;
Sistema de freios: seis pistões de pinças de freio, discos e pastilhas em carbono;
Eletrônica: Unidade padrão de controle FIA;
Motor
Cosworth oito cilindros, com capacidade de 2400cc e V no ângulo de 90°.
Dimensões
Peso total: 640 kg, com piloto, câmera e lastro.
Largura: 1800mm