500 Milhas de Indianápolis: Programação
18/05/2012 23:46
Neste final de semana acontece a definição do grid de largada da principal corrida da Indy: as 500 Milhas de Indianápolis. A prova, além de ser especial por sua tradição, também tem uma programação particular, com regras próprias e diferentes de todas as outras etapas da categoria.
Em 2012, 34 carros estão inscritos (excluindo os reservas, que também aparecem na lista) para tentar entrar no grid, que comporta no máximo 33. Este número de participantes foi definido levando-se em conta um cálculo da Associação Americana de Automobilismo (AAA), feito em 1911, que toma como referência a extensão do circuito, que em Indianápolis é de 2,5 milhas (4 quilômetros).
A sessão classificatória das 500 Milhas é dividia em três fases: duas no sábado, conhecido como “Pole Day” (Dia da Pole), e a última no domingo, o “Bump Day” (Dia da Eliminação). A pista será aberta para o começo da primeira parte às 12h e termina às 17h (horários de Brasília). Todos os pilotos têm direito a três tentativas de quatro voltas rápidas seguidas.
Os nove carros mais rápidos na soma das quatro voltas passam para a disputa da pole position, que acontece também no sábado, das 17h30 às 19h. Todos os pilotos são obrigados a fazerem pelo menos uma tentativa nesta nova sessão.
Os que ficaram entre décimo e 21º já estão garantidos na prova e largam nas posições conquistadas neste primeiro segmento. O 22º, 23º e 24º só precisarão voltar à pista caso sejam superados por algum carro no “Bump Day”. Já os pilotos que terminaram entre a 25ª e 34ª posições terão que voltar à pista no domingo para conseguirem garantir um lugar no grid.
A sessão de domingo acontece das 13h às 19h (de Brasília). Apenas os pilotos que ficaram entre 25º e 34º no sábado precisarão se classificar. Cada um terá três chances para se garantir no grid de 33 carros, sendo que a cada nova entrada na pista, a anterior é anulada. Ou seja: mesmo que o piloto piore o seu tempo na segunda tentativa, é esta que ficará valendo para a classificação.
Os pilotos do “Bump Day” ainda poderão melhorar a sua posição além do 25º lugar. Para isso, eles precisam fazer um tempo melhor que o do 24º, porém, mesmo que a nova marca seja igual à da pole position, por exemplo, ele subirá apenas para 24º. Depois, caso o piloto continue melhorando, ele ainda pode subir para 23º e 22º, sempre ganhando apenas uma posição em cada tentativa, independente de marcar um tempo melhor que os dos que estão à frente.
É bom lembrar que o piloto pode preferir não arriscar melhorar o seu tempo, já que, caso já esteja em 24º ou 25º e piore a sua marca em uma nova tentativa, é esta última marca que ficará valendo para a classificação. Além disso, é o carro que se classifica para a prova, o que significa que o piloto responsável por conduzi-lo nos treinos pode ser substituído para a corrida, o que já aconteceu diversas vezes no passado, inclusive com o brasileiro Bruno Junqueira, duas vezes, em 2009 e 2011.
Assim, às 19h do domingo, depois de dois dias de sessão, estará formado o grid de largada para as 500 Milhas de Indianápolis. A corrida acontece no final de semana seguinte, no dia 27 de maio, a partir das 13h.
Confira a programação (horários de Brasília):
Sábado, 19/05 – Pole Day
Treino Livre – 10h às 11 horas
Classificação – Parte 1 – 12h às 17h
Classificaçaõ – Parte 2 (pole position) – 17h30 às 19h
Domingo, 20/05 – Bump Day
Treino Livre – 10h às 11h
Classificação – Parte 3 – 13h às 19h
Sexta-feira, 25/05 – Carb Day
Treino Livre – 12h às 13h
Domingo, 27/05
Largada da 96ª edição das 500 Milhas de Indianápolis – 13h